segunda-feira, 3 de maio de 2010

O TGV não parou -Parte II

"António Mendonça, ministo das Obras Públicas, defendeu esta segunda-feira que o TGV e o novo aeroporto vão ter "retorno e efeitos dinâmicos na economia" e anunciou que no final desta semana será contractualizada a concessão do primeiro troço da alta velocidade entre Poceirão e Caia."

Sobre o TGV o Limonete já postou um artigo de opinião aqui.
Existem opiniões de vulto, contra este projecto, que dizem interessar mais à vizinha Espanha por razões económicas, sim, mas ao que parece mais por razões políticas. Não é por acaso que a rede do TGV irradia de Madrid para o resto da península. E, a propósito, não deixa de ser curioso que, no último programa do Expresso da Meia Noite, o entrevistador Ricardo Costa perguntou a Luís Nazaré (economista presidente da assembleia geral do Benfica) se o TGV deve continuar ou ser suspenso, ao que este respondeu: o TGV é estratégico na ligação de Portugal ao centro da IBÉRIA. E alguém já questionou: "O que quer isto dizer? Que Portugal pertence ou poderá vir a pertencer a um país chamado Ibéria em que a Madrid é a capital?" Portugal já é uma província como a Catalunha, País Basco, Andaluzia ou Galiza?"

E as perguntas inevitáveis continuam: será curial avançar com este projecto em que o timing, a actual situação financeira,as condições sociais e a nossa deficiente rede ferroviária interna não o aconselham?

Talvez seja interessante ver aqui mais uma resposta das muitas que têm sido dadas.

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