sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Escola Bernardino Machado

"Quem quer tramar a Escola?"

"A Associação dos Antigos Alunos e Professores da Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, na Figueira da Foz, tal como responsáveis e professores daquele centenário estabelecimento de ensino, estão seriamente preocupados com o futuro da instituição, temendo que lhe seja retiradas valências que são a sua principal razão de existir.
Ensino profissional nas vertentes de Mecânica, Eletricidade e Construção Civil, e um parque de máquinas único na Figueira da Foz, estão em perigo e aquela Associação está a envidar os maiores esforços para que tal não venha a concretizar-se.
Voltarei ao assunto."


Este texto extraído, com a devida vénia, do blogue, PRESENTE, faz um alerta para um projecto que decorre nos bastidores há algum tempo, que poderá esvaziar a importância e a qualidade deste estabelecimento de ensino que formou milhares de figueirenses, alguns deles homens notáveis. Amputar as referidas valências e o parque de máquinas que serão "clonados" noutro estabelecimento de ensino da periferia, parece ser já um processo irreversível que nem a própria Associação dos Antigos Alunos e Professores conseguirá deter.
Um dos mentores deste projecto poderá ser alguém oriundo de outra antiga Escola elitista, cuja tradição passava, supostamente, por ter os melhores alunos do concelho.
A ser assim, a Escola onde estudei, parece estar condenada a uma descaracterização que poderá conduzir, a breve trecho, ao seu desaparecimento,
como estabelecimento de ensino, com todas as consequências negativas que tal situação implica.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.