sábado, 30 de julho de 2011

Música ao ar livre - Homenagem




António Victorino d'Almeida, pode não ser uma figura mítica na cultura  portuguesa mas, demonstrou hoje, no belo palco das Abadias (ao ar livre) num espectáculo que lhe foi dedicado, a razão por que é uma figura contemporânea de grande relevo na música do nosso País e não só.
Sob a sua batuta, oito filarmónicas do concelho, foram regidas, superiormente, ainda com uma desenvoltura insuspeitada para a sua idade.
Foi pena que nenhuma filarmónica da cidade, tivesse marcado presença. Onde estão as Filarmónicas 10 de Agosto e Figueirense?

"Compositor, maestro e pianista, nasceu a 21 de Maio de 1940 em Lisboa.
Durante sete anos (1974-1981) o Maestro, Vitorino d'Almeida,  foi adido cultural da Embaixada Portuguesa em Viena, cargo que lhe valeu uma condecoração atribuída pelo Presidente da República da Áustria. Em 1989 decide entrar na arena política nacional e apresenta a sua candidatura ao Parlamento Europeu como cabeça de lista pelo MPD/CDE, vaga que não chegou a preencher. Vitorino d'Almeida leccionou ainda cursos de musicologia na Universidade do Porto e em Tavira.
A sua carreira como concertista entrou algumas vezes em conflito com a actividade de composição e ambas sofrem da dispersão por áreas aparentemente tão distintas como o cinema, a televisão, a escrita e a rádio. Apesar de ter sempre o tempo muito ocupado, privilegia sempre a música, pois considera ser essencialmente um compositor e argumenta que a música é o elo de ligação que dá consistência a tudo o que faz. A sua obra é muito vasta, e abrange os mais variados géneros musicais, desde a música a solo, para piano e outros instrumentos, à música de câmara, à música sinfónica e coral-sinfónica, ao "Lied" ou à ópera, além de muita música para cinema ou para teatro e fado, sendo sem dúvida um dos compositores portugueses que mais obra produziu."

PÓS TEXTO: a notícia deste evento no Limonete pretende também ser, de algum modo, uma modesta homenagem do seu autor ao Maestro, Victorino de Almeida.

Ler mais aqui.

(Clicar nas fotos)

1 comentário:

  1. As filarmónicas que participaram no evento foram todas as que constam no cartaz de apresentação conforme postagem do dia 30, às 10H25.

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.