segunda-feira, 8 de junho de 2009

Europeias 2009 - Opinião

O PSD venceu as eleições Europeias com oito deputados eleitos e 31,69% dos votos.O PS é o grande derrotado, perdeu cinco eleitos face às anteriores eleições. José Sócrates considerou os resultados "decepcionantes", mas frisou que são resultados para o Parlamento Europeu...
"Manuela Ferreira Leite considera que os resultados mostram que os portugueses querem uma alternativa e o PSD é essa alternativa"(in C. da Manhã de 08/06)

Em face desta afirmação da líder do PSD que parece assentar no verdadeiro anseio de mudança dos Portugueses, face à governação desastrosa do governo PS, surgem algumas questões que urge equacionar e responder sem tibiezas:

- Num exercício puramente académico, se o PSD ganhar as próximas eleições legislativas com a maioria absoluta vai governar sózinho;

-Se ganhar por maioria simples pode governar a solo, mas sempre na contingência de ser derrubado na próxima oportunidade na AR pelos seus opositores;

-Se fizer alianças com o PS ou com o CDS teremos, a breve trecho, uma reedição do bloco central com todas as implicações que daí advêm e, quiçá, com as funestas consequências ocorridas no passado recente. Se assim acontecer, será pior a emenda que o soneto, porque se nada se aprendeu com os erros cometidos e os "barões assinalados" olharem só para os seus interesses a história irá repetir-se.

O povo português na essência, é um povo bom, com iniciativa, honesto e trabalhador. Se lhe derem motivos para tal, ultrapassa-se a si próprio.Assim apareçam governantes à altura de catalisar estas qualidades.

A partir de agora parece-me não ser relevante discutir os trocadilhos ou chavões de esquerda ou de direita. Embora tal como os homens, os partidos tenham a sua própria identidade, torna-se necessário convergir num objectivo comum, até que se prove que o caminho ora seguido, precise de um Norte diferente.

A adesão à União Europeia é um sonho que ainda está por realizar. Mas, o comboio que partiu dos Jerónimos, corre o grave risco de ficar em qualquer apeadeiro se não se respeitar o Povo, se não houver sentido de Estado e de concórdia Nacional.

2 comentários:

  1. mas alguém venceu estas eleições ? Foi uma derrota total para qualquer partido e para os políticos ! Mais de 60% de abstenção e ninguém fala nisso ? Eu se fosse dirigente de um qualquer parido não faria qualquer manifestação de alegria ,quando , como neste caso a abstenção ter sido tão elevada !

    ResponderEliminar
  2. Caro Zipado:
    Em 1º lugar manifesto-lhe o meu apreço pelo seu comentário e pela sua presença no meu blogue.
    Em 2º lugar devo dizer-lhe que não deixa de ter razão no que diz dada a elevada abstenção nestas eleições. E, das duas uma: ou o povo está completamente divorciado da política (o que não acredito)ou está revoltado contra os políticos que estão a levar este País para a insolvência e para o descrédito. Daí esta abstenção maciça, porque o Povo, poucas mais formas tem de se manifestar, além desta, por enquanto...
    Abraço.

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.