terça-feira, 20 de outubro de 2009

Perdoai-lhes, Senhor, porque não sabem o que escrevem!


Saramago o Nobel português, continua a dar nas vistas com a publicação do seu novo romance, Caim. Um livro polémico, irreverente e, mais do que isso, maldizente, que põe em causa a religião e o sentimento de milhões de portugueses. Considera, ainda, a Bíblia, um manual de maus costumes.
............................................................................
Melhor fora a este incréu que falasse do seu verdadeiro "deus", Estaline, causador de milhões de vitimas, como ditador que foi da URSS durante 1922/1923 e pusesse a nu a sua verdadeira religião: o comunismo.
Mas quanto a isso estamos conversados.
Resta dizer, parafraseando S. Lucas, 23:34: perdoai-lhes Senhor, porque não sabem o que escrevem!

2 comentários:

  1. Voce nao diz nada de jeito ! La continuamos a não poder tocar na igreja !

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo
    É óbvio que podemos e devemos "tocar" na Igreja naquilo que deve ser tocado. O que é diferente da sua opção de não admitir que alguém toque em Saramago "a quem não faltarão méritos literários". Mas, sinceramente, não gosto do seu estilo provocatório e especulativo de continuar a fazer o deicídio em quem não acredita, quanto a mim, com intuito do lucro. Como também gosto de ser polémico, mantendo, todavia, um mínimo de respeito pelos valores que cultivo, bem como milhões dos meus concidadãos, dir-lhe-ei: se hoje, Cristo, que atacou a igreja do seu tempo, fosse vivo, fazia a Saramago o mesmo que fez aos vendilhões do Templo. Eis a atitude de um verdadeiro revolucionário de há dois mil anos.
    Quanto às palavras de Saramago: leva-as o vento!...

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.