sábado, 12 de dezembro de 2009

Alerta vem da Irlanda!

A Irlanda era há bem pouco tempo dada como um exemplo a seguir na zona Europeia pelo desenvolvimento económico e boa aplicação dos fundos de Bruxelas. Mas hoje, tal como a Grécia, tem graves problemas económicos, havendo já propostas do governo de Dublim para serem reduzidos grande parte dos salários da função pública para fazer face à crise. Em Portugal o défice do Estado disparou para 8,4% do PIB em 2009 e a Comissão Europeia, bem como o FMI e BCE, aconselham a Irlanda, Espanha, Itália e Portugal a cortar a despesa pública e a aumentar impostos nas situações consideradas mais graves.
Não somos especialistas na matéria. Sabemos só o essencial. Mas o quadro abaixo, que tem as previsões da Comissão Europeia para o ano de 2009, não fazia prever uma situação tão sombria como a que é apresentada hoje pela altas estâncias financeiras. No caso português o défice seria de 2,0% do PIB, contra os actuais 8,4 %. ; daí o orçamento rectificativo. O que os grandes impérios financeiros fazem ao dinheiro não se sabe. Ou melhor, sabemos mas não convém falar muito nisso!
Os portugueses que se cuidem que é como quem diz: vão pondo as barbas de molho... Ver também aqui.



(Clicar no quadro para aumentar)

1 comentário:

  1. Convém lembrar para uma leitura correcta do quadro a diferença entre dívida pública e défice público:"Dívida Pública são os compromissos de entidade pública decorrentes de operações de créditos, com o objetivo de atender às necessidades dos serviços públicos, em virtude de orçamentos deficitários, caso em que o governo emite promissórias, bónus rotativos, etc., a curto prazo, ou para a realização de empreendimentos de vulto, em que se justifica a emissão de um empréstimo a longo prazo, por meio de obrigações e apólices. Os empréstimos que caracterizam a dívida pública são de curto ou longo prazo. A dívida pública pode ser proveniente de outras fontes, tais como: depósitos (fianças, cauções, cofre de órgãos, etc.), e de resíduos passivos (restos a pagar). A dívida pública classifica-se em consolidada ou fundada (interna ou externa) e flutuante ou não consolidada.
    O déficite público, é quando os gastos do governo superam o montante da tributação (impostos), ocasionando um desequilíbrio nas receitas e despesas do governo."

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.