quinta-feira, 24 de junho de 2010

Festejos de S. João



A falta de civismo de um grupo de romeiros, provocou ontem a paragem das marchas populares, ao reclamar que os músicos lhe impediam a visão do desfile. A vivacidade com que o fizeram provocou a intervenção da polícia que foi obrigada a "malhar" nos manifestantes.

Eu estava por perto. Acabei por me afastar. Já não vi o final das marchas.
Esperei pelo fogo de artifício até as 01H30 e nada. Na suposição de que haveria (teria que haver?) uma relação de causa efeito para a demora do espectáculo pirótecnico, acabei por regressar a casa sem ver mais nada.

Nunca me tinha acontecido ir ao S. João sem ver o fogo, mas uma vez é a primeira. Os nossos "brandos costumes", não são tão brandos como se diz.

3 comentários:

  1. S. João no seu melhor...
    Mais valia acabar com tudo... há por aí muita falta de respeito.
    já não havia estas situações tristes ou então deem carta branca aos cacetes da Polícia.
    P.

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo:
    Na realidade há falta de respeito e civismo. Os protestos começaram quase no final da linda actuação da marcha da amizade-Vila Nova de Anços, com o tema "Música", salvo erro; ver (http://www.youtube.com/watch?v=0xHGHHbZpfc).
    A marcha acabou, com os músicos e outros componentes, a cantar o Hino à Alegria, virados para a tribuna de honra,e de costas para um sector do público, tendo surgido, inesperadamente de dentro de um ovo, a reger o coral, um miúdo, cheio de genica, com pouco mais de 7 anos. Foi uma grande surpresa e um momento espectacular.
    Para mim mereciam ganhar o galardão das marchas. Mas esta actuação foi extra concurso.
    Só que alguns dos músicos continuaram de costas voltadas o que provocou os protestos, sem razão quanto a mim, que deram origem, lamentavelmente, aos desacatos.

    ResponderEliminar
  3. Caro Zéfoz por isso é que deviam acabar com tudo.
    Sabe que por natureza com organizações daquelas nunca é possível agradar a todos, com a agravante de haver tribuna de honra só para alguns.
    Ainda por cima existem espécies que pensam que podem fazer tudo o que lhes dá na gana sem olhar para o lado para resolver os seus problemas "de visão" pessoais.
    Para satisfazer todos montavam bancadas ao longo da avenida.
    Ou em alternativa relizavam as marchas no Coliseu ou no campo de futebol.
    Pelo meu lado há muito que não vejo as marchas - desde o ano em que a Fontela Ganhou a meias com Tavarede - porque nesse ano quase levantava vôo para o areal quando uma enchente nos empurrou para cima do parapeito da praia frente à torre.
    P.

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.