Hoje dou à estampa um vídeo que relata uma viagem à pesca do bacalhau do lugre bacalhoeiro José Alberto com a matrícula FF-13-N que tanta vez vi atracado ao cais do trapiche da Figueira.
Os protagonistas são, na sua maioria, pescadores da nossa terra chefiados pelo meu amigo e então ainda jovem, Capitão Abreu da Silva.
A vida, o trabalho e o risco destes homens nos mares da Terra Nova era impressionante: um homem, um dóri. Cada viagem era autêntica epopeia e a sua entrega total na pesca do bacalhau não era devidamente apreciada pelo antigo regime porque foram sempre muito explorados no seu esforçado e épico trabalho.
Uma época que já passou, mas que não devemos esquecer.
Um bem haja aos pescadores do mar de Portugal.
Nota: para ver o resto da campanha clicar no vídeo 02
PS.:
só depois de escrever este post me dei conta que há um blogue conterrâneo, Cova de Oiro, que tem excelentes documentários sobre a epopeia da pesca do bacalhau. Aconselho a leitura do mesmo. Contudo devia esta homenagem aos pescadores da minha terra e ao meu amigo, Capitão, Abreu da Silva.
Do blogue, Reimar, transcrevo um comentário sobre o navio, José Alberto:
ResponderEliminarreimar disse...
Caros amigos !
Grato pelos comentários.
Todos temos certamente opinião em função da beleza, estética e linhas destes antigos navios bacalhoeiros.
Por isso defendo, através das várias imagens recolhidas do navio, que este "José Alberto" terá sido o navio mais bonito que integrou a frota nacional. Seria hoje e talvez por muitos anos um extraordinário navio escola, para a marinha, para as pescas, para levar gente a conhecer e valorizar o mar. Porque tinha fundo chato, bolinava melhor do que avançava, mas mesmo assim é triste saber que para ser afundado, mesmo depois de destruído pelo fogo, houve que lhe
abrir um buraco no casco. E mais não disse...
Os meus cumprimentos, Reimar
http://naviosenavegadores.blogspot.com/2009/01/pesca-do-bacalhau-figueira-da-foz-1931.html