segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O rococó continua...

O rococó é um movimento artístico europeu que apareceu em França, entre o barroco e o Arcadismo. Literalmente o rococó é o barroco levado ao exagero, tal como o texto que aqui vi. Com um senão: maçudo, extenso e pesado, género convento de Mafra, aliás barroco português.

O estilo em causa sendo uma expressão própria do chamado “século das luzes”, está a ser contestado por alguma blogosfera figueirense que vê, no modo e na intenção, a antítese da luz e a apologia de tapar os olhos com a peneira.
Mas o que o autor perde em imparcialidade, ganha desta vez em audácia, talvez própria dos seus 33 anos de idade, quando faz no último parágrafo do seu post, a seguinte pergunta:

-“Diga-me lá: o Senhor Engenheiro é liberal ou Salazarento?”

Para fazer tal inquirição não seria necessário tanto empolamento. Eu sei que há casos e casos e que nem todos afinam pelo mesmo diapasão mas, para quem assume ter “pertencido à Mocidade Portuguesa e chegado a Chefe de quina”, a pergunta parece ter alguma pertinência. Digo eu!...

Não querendo pôr em causa a respeitabilidade e a frontalidade do inquirido, vejamos se no próximo episódio o RDL, obtém a resposta que se parece impor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.