quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Colapso...

Hoje ao fazer uma pesquisa na net, tive conhecimento de que existe um excelente livro, "Colapso. Ascensão e queda das sociedades humanas" (ed. Gradiva) Jared Diamond, em que o autor relata os motivos da decadência e desaparecimento de algumas civilizações.


Na síntese feita por Suzana Toscano, existem quatro categorias definidas pelo autor do livro. O terceiro caso, em minha opinião e de um outro leitor, assenta como uma "luva" à situação portuguesa. Passo a transcrever:


"Particularmente interessante é o terceiro caso, que contém várias modalidades a influenciar o rumo dos povos. Entre elas é a existência das “decisões racionais”, que os cientistas qualificam como sendo as dos que agem de acordo com os seus interesses particulares mesmo que isso ponha em perigo o interesse colectivo, aproveitando o desinteresse ou a ignorância dos outros ou, como acontece com frequência, aproveitando situações em que obtêm lucros elevados à custa dos prejuízos que serão divididos por todos, incluindo pelas gerações futuras. É o caso dos subsídios às actividades que não produzem riqueza sustentável, o apoio a indústrias predadoras mas que fornecem bens a curto prazo ou o desenvolvimento de actividades que arruinam outras menos rentáveis mas duradouras, enquanto as primeiras desaparecem com o filão que exploravam. Esta situação verifica-se com particular gravidade quando os interesses das elites no poder colidem com os interesses do resto da sociedade e pensam que conseguem salvar-se a si e à sua fortuna do destino do resto dos cidadãos."


Um livro que tenciono ler oportunamente.


Ler aqui o resto do post.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.