quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A palestra de Fernando Dacosta

Problemas com o meu computador não me têm permitido actualizar o Limonete.
Ainda não totalmente ultrapassados, publico hoje, todavia, tendo como suporte a notícia do Diário de Coimbra, acima, parte da palestra dada pelo escritor, Fernando Dias Dacosta na Quinta das Olaias no pretérito dia 10 numa iniciativa da Biblioteca Municipal.
Tive o privilégio de trocar algumas impressões com tão ilustre palestrante que em tom ameno e coloquial dissertou sobre vários temas da sua vasta obra, prendendo a assistência (pouca mas boa no dizer do vereador da cultura) até cerca das 01H00 do dia seguinte.

A pedido de um dos presentes o escritor falou sobre Salazar que conheceu de perto. Chegou a ser sua visita e confidenciou-nos que caiu nas boas graças da sua governanta, D. Maria, sempre omnipresente na vida do Estadista. Nada se passava em S. Bento, sem o seu conhecimento e supervisão.
Ficámos a saber que afinal o ditador (expressão minha) não caiu da cadeira em S. Julião da Barra. Ao ler o jornal de pé, tentou sentar-se numa cadeira que não estava no sítio habitual. A queda e a violência da pancada na cabeça, foram maiores do que se pensava. Aliás, isto foi confirmado pela equipa médica, pois o hematoma não era compatível com uma simples queda de quem estivera sentado.

A operação no hospital da Cruz Vermelha correu bem mas, o estado do doente, inexplicavelmente, agravou-se. Descobriu-se, depois, que a governanta que o visitava todos os dias no hospital, dava-lhe comida feita por si e uns copinhos de vinho do Porto “porque estava muito fraquinho.” A ingestão de álcool, nestas situações, costuma ser fatal, acrescentou o escritor.
A fatídica cadeira nunca mais apareceu porque a governanta D. Maria, mais tarde, furiosa, partiu-a e lançou-a ao mar.
Na foto da esquerda para a direita: a representante da livraria Bertrand; o autor do blogue; o vereador da cultura, António Tavares e o escritor, Fernando Dacosta.

(Clicar na imagem para zoom)

Nota: Este post já tinha sido publicado nodia12. Saíu da referida data e reapareceu agora em 16, provavelmente, por ter clicado numa nova funcionalidade que desconheço. Embora não esteja repetido, é quase como uma nova edição involuntária.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.