Apesar da nossa incapacidade, quase proverbial, de nos governarmos a nós próprios, ficam aqui alguns números e apontamentos, dignos de reflexão:
A dívida pública portuguesa atingiu os 106% do PIB no segundo trimestre deste ano.
Em valor os 106,6% do PIB corresponde a 184,1 mil milhões de euros. Este montante equivale a cerca de 17.400 euros por cada português.
Comparando com a dívida Alemã que é de 1.716.987 milhões de euros, cerca de 83% do seu PIB, cada um dos cidadãos alemães corresponde uma dívida de 21.003 €. "E isto num estado com uma economia forte, considerada o motor da Europa!..."
Mas, segundo o jornal alemão Handelsblat, especializado em assuntos económicos, a dívida pública da Alemanha pode passar dos actuais 83% do PIB para 185% porque há muita coisa escondida para aqueles lados, entenda-se chancelarias.
Ler mais aqui.
Quer isto dizer que se tivesse havido mais senso na administração dos dinheiros públicos e menos gestores corruptos, género BPN, podíamos estar muito melhor do que estamos. Mas pode ser que com alguma determinação, com bons exemplos que já vão aparecendo, justiça e coragem, se consiga salvar ainda o que puder ser salvo e, assim, melhorar a vida dos portugueses e honrar os pergaminhos da Nação.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.