segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Centenário da República em 2010



Hoje é feriado e comemoram-se os 99 anos da República implantada em 5 de Outubro de 1910. Sobre o assunto respigámos o seguinte texto:

"O movimento revolucionário de 5 de Outubro de 1910 deu-se em natural sequência da acção doutrinária e política que, desde a criação do Partido Republicano, em 1876, vinha sendo desenvolvida por este partido, cujo objectivo primário cedo foi o da simples substituição do regime.Ao fazer depender o renascimento nacional do fim da monarquia o Partido Republicano punha a questão do regime acima de qualquer outra. Ao canalizar toda a sua acção política para esse objectivo o partido simplificava grandemente o seu fim último, pois obtinha ao mesmo tempo três resultados: demarcava-se do Partido Socialista, que defendia a colaboração com o regime em troca de regalias para a classe operária; polarizava em torno de si a simpatia de todos os descontentes; e adquiria uma maior coesão interna, esbatendo quaisquer divergências ideológicas entre os seus membros." - Ver aqui
Antes desta data foram ensaiadas algumas tentativas para a implantação da República que acabaram por abortar, destacando-se de entre elas a conhecida revolução dos sargentos:
"A revolta de 31 de Janeiro de 1891, também chamada a revolta dos Sargentos, foi o 1º movimento revolucionário cujo objectivo foi a implantação da República em Portugal. A revolta falhou sob a acção das forças Monárquicas da Guarda Municipal da cidade do Porto que bombardearam implacavelmente os revoltosos e teve como principal protagonista, entre outros militares o capitão, Amaral. Este ainda tentou opor-se àquelas forças, mas sem êxito. Foi preso e deportado para Angola, com alguns camaradas de armas e civis implicados na revolução."- ver aqui

1 comentário:

  1. No lançamento incial deste post dissemos que a República fazia hoje 100 anos e não 99 como estaria correcto. Pelo lapso pedimos desculpa a quem nos lê.

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.