sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Eleições-Domingo, 11 - Dia "D" para a Figueira


Para se conseguir "dar dignidade, prosperidade, modernidade e FUTURO à Figueira", é fundamental que os Figueirenses votem noutro qualquer candidato menos em Duarte Silva, por variadíssimas razões, sem o que o Concelho continuará na senda do descalabro dos últimos oito anos por falta de visão e com capacidade duvidosa do responsável pela autarquia.
Sabe-se que em 2005 , no final do primeiro mandato de Duarte Silva, o Anuário financeiro dos Municípios Portugueses, estimava a dívida da Câmara em cerca de 50 milhões de euros. Como "as despesas correntes do Município têm aumentado de ano para ano, em cerca de 2,5 milhões de euros," isto quer dizer que decorridos quatro anos e dado que nenhum abatimento foi feito, a mesma hoje, deveria orçar os 60 milhões de euros. Mas, para espanto nosso, foi dito no último debate entre os candidatos no Casino da Figueira, no pretérito dia 7, que a dívida global da Câmara já orça os 85 milhões de euros.
Na realidade ninguém conhece o seu verdadeiro valor, mas a força avassaladora dos números apresentados é demasiada má, quiçá trágica, para ser verdadeira. Só com uma nova auditoria se irá conhecer a verdade nua e crua.
Num livro recente sobre a Figueira, na rubrica, Ordenamento do Território e Urbanismo, lemos o seguinte: "Em termos de pormenor considerámos chocante a expansão da construção no parque urbano, a construção no campo de treinos, a cércea de oito pisos no topo norte das abadias, de seis pisos ao lado do parque de campismo (Rua srª. do Areeiro)- o itálico é nosso...Até hoje estão por indagar as razões pelas quais uma empresa espanhola comprou terrenos com finalidade industrial, elaborou um projecto de ocupação urbana e desatou a promovê-los e a vendê-los, como se tal fosse legal. Que promessas e de quem foram dadas a esses investidores?... Quem negociou isto, com que interesses e contrapartidas?"...
Com uma dinâmica "apardalada", sem a emergência de projectos válidos com exequibilidade em tempo útil por falta de meios; sem propostas realistas e motivadoras que permitam a instalação de novos empresários e industriais; sem o relançamento de um turismo de ponta, adequado às realidades citadinas de modo a colmatar a indigência sazonal, a Figueira, com tal timoneiro, acabará por se afundar à beira do Atlântico, se não houver um Governo que num gesto de benevolência ponha na sua agenda obras de Estado que façam emergir as potencialidades do Concelho e dêem alguma esperança de prosperidade e emprego a todos os figueirenses.
Com o actual presidente de Câmara não vamos a lado nenhum e a prová-lo está a decadência actual do burgo, agravada com oito anos de má administração, sendo sintomático, entre as já citadas, o "Paradigma duma gestão "oculta", como foi o caso do PROCESSO DO GALANTE", o que lhe valeu ser constituído arguido em tribunal, permitindo-lhe, porém, uma lei desfasada no tempo e absurda, ser novamente candidato à Autarquia.
Seja o que for, ou seja quem for que faz correr, novamente, este homem de "sangue azul" para o cadeirão do poder Camarário, tem muita força e sabe o que faz, mas, certamente, não o fará pelas melhores razões nem no verdadeiro interesse dos Figueirenses.
Chegou a hora de todos nós, independentemente das opções partidárias de cada um, dizer, BASTA ; basta a interesses pessoais e pouco transparentes e votarmos em alguém no próximo Domingo, dia 11, mais novo, que seja capaz de lutar com garra e espírito de missão, pelo progresso e engrandecimento da Figueira e que tenha o beneplácito dos areópagos do poder. Nesta perspectiva e na conjugação deste binómio está o segredo que nos abrirá as portas do futuro. Um futuro digno da cidade do Patriarca da Liberdade, Manuel Fernandes Tomás!

(Pesquisa feita em: Figueira da Foz-Erros do passado-Soluções para o Futuro)

1 comentário:

  1. Nota do autor:
    O mote deste post foi o último parágrago do blogue "LINDA FIGUEIRA": "É preciso dar dignidade, prosperidade, modernidade e FUTURO à Figueira", do dia 6 no qual fiz um comentário. O texto foi ultimado, posteriormente, para ser publicado no LIMONETE. Passe a pretensão, mas sem conhecer o administrador da LINDA FIGUEIRA, parece-me haver um sentimento comum nos dois blogues no sentido de que a má situação em que se encontra a nossa terra, mude radicalmente.
    Ao autor do referido blogue o nosso BEM HAJA.

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.