quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Turismo de Cruzeiros na Figueira



Via Outra Margem tive conhecimento desta notícia:
A propósito da recente visita do cruzeiro de passageiros “Spirit of Oceanus”, os vereadores do PSD desafiaram o presidente da Câmara a criar condições para se ir ao encontro deste nicho de negócio. - Ver aqui.

Desafio ou utopia a questão está lançada e os vereadores do PSD não vieram descobrir o ovo de Colombo.

Mas nunca será demais dizer que o fundo do leito da barra da Figueira tem pedra e é pouco propício à entrada de cruzeiros de grande calado.

A propósito desta pedra impraticável de dinamitar, diz-se que no tempo da outra senhora, os americanos chegaram a propor o realinhamento de todo o rio, com barra pelo lado Sul com porto em Coimbra, em troca da entrega definitiva da baje aérea das Lajes na ilha Terceira nos Açores.

Verdade ou não aqui fica mais uma utopia a juntar a outra que talvez deixe de o ser. A Figueira só teria a lucrar com isso!

1 comentário:

  1. A pedra a que me refiro, salvo melhor e mais abalizada opinião, não é mais do que o prolongamento dos pontões rochosos onde assenta o forte e capela de S. Catarina. Essas rochas que continuavam em forma de paredões, até à chamada praia das crianças,também desaparecida, ficaram encobertos com os aterros das obras da Av. de Espanha e com a contrução do molhe sul, cujo prolongamento ainda continua. As aflorações rochosas a que me refiro deram origem a muitos naufrágios na época.- Ver post seguinte.

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.