domingo, 1 de agosto de 2010

Um passeio à outra margem



Não, não foi um passeio à “outra margem”, um dos melhores blogues da margem sul do Mondego, quiçá da blogosfera Figueirense.
Foi uma passeio pela tardinha, à Cova e à Gala, lugar onde nasci, numa casa que ainda hoje existe, segundo creio, cujo proprietário era do já falecido capitão, Gaia.
Assim consta no registo de nascimento: nascido a 27 de Abril de 1939 no lugar da Gala, freguesia de Lavos. Um ou dois anos depois de ser nado, vim para a Figueira, de onde os meus progenitores eram naturais, e aqui fui criado.

A propósito do lugar onde nasci, contada muitas vezes pela minha mãe, há uma história verdadeira, mas infinitamente mais modesta que a de Rómulo e Rémulo, amamentados por uma loba, mas que tem alguma semelhança: fui amamentado por uma cabrinha.

O caso é que a minha progenitora ficou muito cedo sem possibilidades de me amamentar e a família comprou a tal cabrita a que deram o nome de laranjinha. Os leites eram retirados todos os dias e metidos num biberão. Esta foi a maneira mais prática e mais barata de substituir o leite materno que secara prematuramente. E de tal modo me habituei que às vezes rejeitava o biberão e gatinhava para a laranjinha que me deixava mamar, esperando pacientemente, até eu ficar satisfeito.

Por isso não me admirava, quando nas traquinices do meu tempo de juventude (e muitas foram) me diziam: oh rapaz, és mesmo “enxertado” em corno de cabra!

(Clicar nas fotos para zoom)

2 comentários:

  1. Que surpresa boa?...
    Ainda bem que existem blogues!..
    Estava longe de pensar que o Amigos Fadigas da Silva, que conheço há cerca de 30 anos, era meu conterrâneo!...
    Parabéns Amigo, pois a Gala é uma Terra excelente para vir a este mundo...
    Aproveito para agradecer as suas palavras em relação ao Outra Margem, embora sabendo que serão algo exageradas.
    Obrigado Amigo e conterrârreo.
    Um abraço

    Publicada por António Agostinho em LIMONETE a 2 de Agosto de 2010 05:29

    ResponderEliminar
  2. Caro Agostinho.
    Vai-me desculpar mas tive que refazer o seu comentário acima que, por lapso, eliminei.

    Pois é verdade, caro Agostinho, nasci na chamada Av. 12 de Julho (não sei se ao tempo se chamava assim) numa casa do já falecido, há muitos anos, capitão Gaia e não, Guerra, como disse. A vida tem destas surpresas e a história já a conto aos meus netos.
    Quanto ao seu blogue não tem nada que agradecer porque é verdade!
    Abraço.

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.