segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Concurso Nacional de Música

Coro Feminino do Conservatório do Vale do Sousa
Coral Cantigas de Tavarede

Ontem, no Teatro Municipal de Beja, Pax Júlia, a Sociedade de Instrução Tavaredense (SIT) esteve a disputar a final do Concurso Nacional de Música na classe de Coros promovido pelo INATEL.
O Coral Cantigas de Tavarede foi o primeiro a actuar pelas 15H00 de entre os quatro grupos intervenientes a saber:

15H00 Sociedade de Instrução Tavaredense
15H45 Associação de Cultura Musical de Lousada
16H30 Casa do Povo de S. Roque Faial
17H00 Clube Portugal Telecom

Após a exibição de todos os grupos em presença em que foi notória a excelente exibição do Coral Cantigas de Tavarede, o júri atribuiu o primeiro lugar ao Coro Feminino do Conservatório do Vale de Sousa da Associação de Cultura de Lousada. O Coral de Tavarede ficou em segundo lugar, com várias considerações elogiosas e com uma menção honrosa atribuída pelo próprio júri numa decisão inédita extra regulamento. Podemos assim dizer que o Coral Cantigas de Tavarede esteve à altura dos pergaminhos da SIT.

O Coro Feminino do Conservatório do Vale de Sousa que obteve o primeiro lugar, fez uma actuação vocal multifacetada muito bem conseguida, com temas oriundos de vários países, não cantando nenhum tema português. Mas, quem decidiu foi o júri o que respeitamos, porque o que também estava em causa era a defesa dum projecto inovador.
O Coro feminino em presença "foi fundado em 2007 e actualmente é composto por 25 elementos, fruto de uma selecção de várias classes de coro existentes naquele Conservatório. Conta já com várias actuações, destacando-se a participação no Festival Internacional de Coros em Albufeira, no qual foram seleccionados para uma apresentação no CCB no projecto “Escolas em Palco”.
Não ficaria de bem comigo mesmo se não desse aqui uma palavra de incentivo aos meus colegas do Coral da SIT do qual faço parte e bem assim um elogio à dedicação e empenho que o meu amigo e Maestro, João da Silva Cascão, tem tido na recuperação das músicas e canções que fazem parte do património histórico local, em que pontifica, sobretudo, o património musical do teatro de Tavarede.
Bem Haja, caro Maestro.

(Clicar nas fotos)

3 comentários:

  1. Nesta final Nacional a SIT representou a Região Centro; a Associação de Cultura Musical de Lousada representou a Região Norte;a Casa do Povo de S. Roque do Faial representou a Região Autónoma da Madeira e o Clube Portugal Telecom representou a Região de Lisboa e Vale do Tejo.

    ResponderEliminar
  2. Não serei a pessoa mais indicada para tecer considerações sobre o Coral, mas já que ninguém o faz, arrisco eu. Começo por dizer que o blogue Outramargem ao referir-se, também, à nossa actuação em Beja começa por fazê-lo com o feliz título: Tavarede, Terra de Cultura. E assim é, tanto quanto eu sei, desde os tempos do Mestre, José Ribeiro. Embora hoje, não seja o mesmo desses tempos áureos de então, o teatro, o coral, o grupo de dança e outras manifestações de caracter idêntico, continuam a pontificar no sentido de manter a tradição e a cultura que há muitos anos tem sido apanágio desta colectividade. Pela parte dos coralistas tem havido muita entrega, dedicação e carolice e os bons resultados que temos tido animam-nos para voos mais altos se tanto for possível.
    Abraço.

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.