terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Alexandre Herculano e a política


"A história política é uma série de desconchavos, de torpezas, de inépcias, de incoerências indesculpáveis; ligadas contudo por um pensamento constante, o de enriquecerem os chefes de partido! Ideias, não se encontram em toda essa história senão as que esses homens beberam nos livros franceses mais vulgares e banais. Hoje achá-los-eis progressistas, amanhã reaccionários; hoje conservadores, amanhã reformadores; olhai, porém, com atenção e encontrá-los-eis sempre nulos."
(Alexandre Herculano – 1851)

Alexandre Herculano nasceu em 1810 e faleceu em 1877. Foi militar, escritor, o nosso melhor historiador e considerado o maior português do séc. XIX
O que Alexandre Herculano diz sobre a história política e os chefes dos partidos do seu tempo não deixa de ser verdade ainda hoje, com a agravante do compadrio e da fúria das nomeações dos jobs for the boys  da cor que tudo secam à sua volta. Mas, talvez tivesse pecado por excesso na questão do enriquecimento dos "chefes de partido". Não haveria nenhum sério no tempo dele? Hoje sabemos que alguns políticos da nossa história recente, serviram o país sem que tivessem em mente enriquecerem. E, de facto, tal aconteceu. Um deles, apesar de ser ditador, faleceu pobre, há cerca de 42 anos. Um outro, militar, democrata e prestigiado Presidente da República pós 25 de Abril, cumpriu com o seu dever de governante, sem pensar no vil metal. Antes pelo contrário, recusou receber honorários e honrarias a que legitimamente tinha direito. Honra lhe seja feita.

 Ainda está vivo e entre nós, felizmente!...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.