sábado, 1 de dezembro de 2012

Restauração de Portugal



A comemoração do feriado do 1ºde Dezembro (Dia da Restauração) será feita este ano pela última vez, a menos que haja um volte face nas intenções do Governo. Existe uma petição pública nesse sentido que tem tido uma grande adesão.

Não concordo com a eliminação deste feriado, como já dei conta aqui, nem com o da implantação da República.

"Não por acaso, o Governo das direitas extinguiu dois feriados republicanos: o 5 de Outubro, data da instauração da República, o 1º de Dezembro, data da Restauração da Independência que não serão comemorados a partir de 2013...

Tudo isto é irrelevante para quem exerce a sua violência simbólica. É uma direita que choca pela sua falta de cultura e pela absorção acrítica de maneirismos e preconceitos de algumas instituições e dirigentes políticos estrangeiros, aplicando receitas brutais que estão a desestruturar as nossas relações e económicas. Este Governo está a fazê-lo, para além de tudo o mais, com um discurso impassível que reduz a complexidade do país a meia dúzia de lugares-comuns e que está assente numa chocante duplicidade.

Perceber o exercício da violência simbólica é o primeiro passo para nos defendermos desta humilhação."

3 comentários:

  1. Não bastava andarem a vender o país a retalho,mas ainda vilependiam a história de Portugal...

    ResponderEliminar
  2. Estes Srs. que acabaram com estes feriados terão estudado a história de Portugal? Certamente nem sabem o porquê destas datas existirem. Só pode ser. - Se os Portugueses antigos, aqueles que sentiam o Portugal como Pátria ressuscitassem agora, morriam logo de novo, feridos pelo pouco respeito e desamor de que estão a ser vitimas.
    Cumprimentos da Dilita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara amiga e Srª.:

      Infelizmente os tais senhores ignoram mesmo a nossa história, talvez por iletracia, mas certamente por actos graves que só merecem o nosso repúdio. São os políticos que temos. Por isso é que o nosso país está na situação em que se econtra.
      Cumprimentos retribuídos.

      Eliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.