terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Portugal deve ter as mesmas condições que a Grécia para pagar a dívida?

"Não sei se deve ou não ter as mesmas condições que a Grécia. O que eu sei é que as condições colocadas a Portugal são insustentáveis. Basta dizer que pagamos em juros, por ano, mais do que gastamos com a saúde. Naturalmente, as condições devem ser negociadas, uma vez que assim não vamos salvar o País. É preciso reduzir as comissões que ganham quem nos empresta o dinheiro. Não me parece correcto que a Alemanha se financie a juros negativos e depois nos cobre a três ou a mais por cento. Com a nossa economia a afundar-se, é impossível pagarmos a dívida. São precisas novas condições, podem ser as gregas ou outras."
-Eugénio Rosa, economista, in O Diabo.


A Alemanha sabe muito bem o que quer. Baseou a sua reconstrução pós guerra, num modelo económico virado para a exportação o que tem feito com grande êxito. Exporta para tudo o que é sítio e em especial para os países do mercado europeu que aceitaram destruir o seu processo produtivo, deslumbrados com os euros que vieram da EU.  É hoje o motor da Europa e não quer perder esse estatuto e, muito menos, abrir os cordões à bolsa, ou ser menos usurária. Pode estar de acordo com a negociação da dívida da Grécia ou mesmo perdoá-la, talvez porque existem razões  históricas (antiga dívida de guerra) ou  outras para o fazer. Connosco não vai acontecer isso, como já o afirmou a srª. Merkel. E é pouco provável que ela mude de opinião ou influencie os directórios europeus nesse sentido. Ela sabe bem porquê…
Em tempo:
Em face das perspectivas sombrias que estão mais que desenhadas para o nosso país, muito por nossa culpa, o que é que nos espera?


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.