sábado, 2 de janeiro de 2010

"Mensagem de Ano Novo"


Mensagem de Ano Novo do PR

“Foi um discurso de frases curtas, directas e duro para o trabalho do Governo. Na sua mensagem de ano novo, dirigida hoje aos portugueses, Cavaco Silva traçou um cenário negro da situação económica do país dizendo mesmo que “podemos estar a caminhar para uma situação explosiva”. Sem nunca falar em retoma, pediu mais exigência e responsabilidade e afirmou que “o exemplo tem de vir de cima”.
Ver aqui
Pelo que se lê na imprensa, no Natal os portugueses gastaram 2,58 mil milhões de euros em compras. Os gastos excederam quase 300 milhões do ano passado ( 2,3 mil milhões). Sabendo-se que o rendimento disponível das famílias caiu 1,1% relativamente ao período homólogo (INE), não faz sentido este consumo desusado. Há ainda quem contraia empréstimos nesta época, para compras e viagens de fim de ano.
Sabe-se que 41% dos portugueses viveriam abaixo do limiar da pobreza, se não fossem os apoios do Estado, e que as grandes fortunas estão na posse de uma elite de cerca de 10%. O valor dos depósitos dos particulares com origem na classe média (emigrantes incluídos) diminuiu 960 milhões de euros em Outubro face a Setembro, pelo terceiro mês consecutivo, segundo dados do Banco de Portugal.
O senhor Presidente da República “pediu mais exigência e responsabilidade e afirmou que o exemplo vem de cima”. Mas, a maioria dos portugueses não vê esses exemplos e, descrentes, parecem não acreditar nem no sistema, nem nos banqueiros, nem no avisado discurso de circunstância, parecendo estar, outrossim, a levar à letra a fábula da cigarra e da formiga, na versão de Madame Pompadour, procedendo como a cigarra, isto é: aceitaram a ideia da formiga e foram "dançar e cantar para qualquer boite e ainda antes do fim do inverno vão voltar com os seus casacos de peles bem quentinhos a agradecer o conselho " e esperar pelos acontecimentos.
Mas, não pensem eles que vão ser os ricos a pagar a crise pois isso, infelizmente, não vai acontecer. A menos que os intérpretes da fábula da cigarra e da formiga obriguem os "empresários e responsáveis deste teatro", a escrever outro guião o que poderá levar, isso sim, à "situação explosiva" referida pelo sr. Presidente da República!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.