sábado, 30 de janeiro de 2010

"A República e o 31 de Janeiro"


"A revolta de 31 de Janeiro de 1891, também chamada a revolta dos Sargentos, foi o 1º movimento revolucionário cujo objectivo foi a implantação da República em Portugal. A revolta falhou sob a acção das forças Monárquicas da Guarda Municipal da cidade do Porto que bombardearam implacavelmente os revoltosos e teve como principal protagonista, entre outros militares o capitão, Amaral. Este ainda tentou opor-se àquelas forças, mas sem êxito. Foi preso e deportado para Angola, com alguns camaradas de armas e civis implicados na revolução." - Ver aqui.

A República acabou por ser implantada em 5 de Outubro de 1910, como se sabe, após o regicídio do Rei D. Carlos. A carbonária e a maçonaria tiveram uma acção prepoderante nos acontecimentos.

Hoje, tal como ontem, "as lojas", continuam a interferir de modo discreto nos destinos do País o que está a ser contestado por alguns sectores de opinião nacionais. Mas esta é uma questão que não cabe discutir aqui. Limitamo-nos, tão somente, a lembrar a data e o siginificado do dia 31 de Janeiro que se comemora amanhã e que é também conhecido pelo Dia Nacional do Sargento.
(Foto: a Guarda Municipal do Porto ataca os revoltosos)

1 comentário:

  1. Muito se tem escrito sobre o 31 de Janeiro e a posterior implantação da República. Dos muitos comentários que tenho lido sobre os dois eventos, há um que não posso deixar de dar aqui nota, porque penso exactamente o mesmo:
    "Poder-se-ia ter implantado a República sem se cometer um assassinato. Provavelmente, hoje, estaríamos de consciência mais tranquila"...

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.