quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

"A Lei das Finanças Regionais"

OPINIÃO
“A reunião do Conselho de Estado terminou hoje às 21h45, quase cinco horas depois do seu início, tendo sido Jaime Gama o primeiro a sair, logo seguido do ex-presidente da República, Mário Soares, ambos sem prestar declarações”.
Quando Alberto João Jardim saía, foi abordado pelos jornalistas que lhe perguntaram se a reunião tinha corrido bem ao que ele respondeu, laconicamente:” bom Carnaval para todos.”- Sol.

Antes do início da reunião do CE, os dirigentes do MND-Madeira em frente do Palácio de Belém, diziam: “ajudem os madeirenses, mas não dêem dinheiro ao Alberto João”, alegando que “o vil metal”, vai sempre para os mesmos.
Supõe-se que a alteração à lei das Finanças Regionais que o CDS e o PSD, tanto têm apoiado, e que tem sido o pomo de discórdia com o Governo, tivesse sido discutida. Se a referida lei que vai ser dissecada em plenário na próxima sexta feira, for aprovada, José Sócrates e Teixeira dos Santos, já ameaçaram demitir-se. Resta saber se isto não passa de estratégia para os opositores arrepiarem caminho ou de um “pretexto” para abandonarem o Governo como diz Paulo Portas, com cuja acusação não concordo.
Ora é este mesmo Paulo Portas que pretende que se atribua ao orçamento da Madeira mais 74,6 milhões de euros (segundo o telejornal da SIC), sabendo-se que a sua dívida actual ascende a 1.200 milhões de euros quando a dos Açores é pouco mais de 320 milhões.
Atendendo à grave situação que o País atravessa, creio que José Sócrates e o ministro das finanças têm razão em não ceder às pressões do PSD e do CDS nem às pretensões de AJJ que não tem parado de fazer exigências, utilizando, às vezes, um palavreado “vernáculo” pouco recomendável. Se ninguém o fizer agora, com tão boas razões, qualquer dia, o próprio PR, que ele trata ou tratou já, por Sr. Silva, terá que se pôr de cócoras (como alguém já disse) para agradar a “Sua Majestade” o rei da Madeira.
Posto isto, não se entende como é que os dois partidos, PSD e CDS, depois de terem acordado na passagem do próximo Orçamento de Estado do Governo, queiram pôr agora em causa a sustentabilidade do mesmo, por via do “cisma” das alterações da lei das Finanças Regionais!

(PS.: os valores acima podem não estar correctos)

2 comentários:

  1. Segundo o blogue conterrâneo, Quinto Poder, "a dívida da Região [da Madeira] ascendia em 2009 a €4,6 mil milhões, quase tanto como a dívida da totalidade dos 308 municipios portugueses (5 mil milhões)."
    Ora isto dá uma ideia dos benefícios concedidos à Madeira em relação ao todo do território Nacional, nomeadamente a algumas regiões do norte do País que têm graves problemas de desenvolvimento e de interioridade. Creio que chegou a altura de alguém dizer, basta, ao Sr. AJJ

    ResponderEliminar
  2. O amigo está mesmo à espera que alguém diga basta ao Jardim?...
    Faço minhas as palavras do Jardim; "bom carnaval". Também para a Figueira...
    Continuação de um bom dia.

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.