segunda-feira, 5 de julho de 2010

A Vortice.Dance evocada na Assembleia Municipal


No pretérito dia 30 de Junho foi feita a evocação da Companhia de bailado, Vortice.Dance, na Assembleia Municipal, pelo Presidente da Freguesia de S. Julião, Sr. Coronel, Góis Moço.

Esta evocação da Vortice.Dance, vem ao encontro das expectativas que sempre tive em relação ao seu valor artístico e à competência do Rafael Carriço. Por isso, e pese embora a modéstia deste blogue, apoiei sempre este projecto, em boa hora lançado pelo pelouro da Cultura. Não era por acaso que lhes foram sempre feitos os maiores elogios em todo o lado. As críticas de alguns "descrentes" cá do burgo, motivadas ou por despeito, quiçá por inveja ou baixa política, só vem provar que ninguém é profeta na sua própria terra. Este ditado, porém, não se cumpriu no caso vertente, graças à classe demonstrada e comprovada por esta Companhia de bailado nas suas exibições no País e no estrangeiro e agora no CAE.

Permito-me fazer a publicação deste texto no meu blogue, do qual tive conhecimento via "O Palhetas na Foz", complementando assim um acto de justiça que, no meu entendimento, merece ter a maior publicidade.
Parabéns à Vortice.Dance.

"Intervenção no período antes da ordem do dia do Presidente da Junta de Freguesia de São Julião da Figueira da Foz, Góis Moço, na Assembleia Municipal de 30 de Junho de 2010. Assunto: Vortice.Dance:

Exmos srs (...):
No passado dia 5 de Junho, no grande auditório do Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, a companhia profissional de dança residente no CAE, a Vortice.Dance, apresentou o seu último espectáculo, intitulado “Soliloquy About Wonderland”.

Poderá parecer despropositada esta referência mas, Sr. Presidente, quem assistiu a este espectáculo ficou maravilhado e emocionado com a extrema beleza, graciosidade e grande qualidade do espectáculo apresentado pela Vortice.Dance! Nós todos já tínhamos conhecimento das referências extremamente elogiosas que a crítica especializada, nacional e estrangeira, tem endereçado à Vortice.Dance – recorde-se que, recentemente, a imprensa italiana, após um espectáculo da companhia em Bolzano, considerou que a “novidade” e a “qualidade” já não vêm só dos “EUA ou de Inglaterra mas também de Portugal” – mas assistir, ao vivo, a um espectáculo da companhia permitiu comprovar, in loco, as enormes qualidades e virtualidades de uma companhia cujo director e coreógrafo, Rafael Carriço, nasceu na Figueira da Foz, mais propriamente na freguesia de Lavos.

Temos todos de ter, portanto, orgulho no facto de Rafael Carriço, nascido e criado no Concelho da Figueira da Foz, ter conseguido alcançar sucesso no estrangeiro. Aliás, ainda no corrente ano, a Vortice Dance fará uma nova digressão ao estrangeiro, à Europa de Leste e, em 2011, apresentará o seu espectáculo numa das mais importantes salas do mundo, o Coliseu de Londres! Recorde-se, que a companhia Vortice.Dance passou a residir no Centro de Artes e Espectáculos e na Quinta das Olaias com este novo Executivo, e isso constitui, de facto, uma aposta ganha.

A autarquia entendeu que o CAE deveria ser um centro de criação artística e um produtor de espectáculos e cultura, e não deveria limitar-se a adquirir produções que vêm de fora. O Executivo também quis aproveitar a residência no CAE da Vortice - companhia composta por bailarinos formados nas melhores escolas europeias - para criar uma escola de dança de grande qualidade, estando, presentemente, 70 jovens do Concelho e mesmo do Distrito – curiosamente, há alunos que vêm de Coimbra para obter formação no Centro de Artes – a aprender dança clássica e contemporânea de alto nível. Trata-se, sem dúvida, de importantes mudanças estruturais no panorama cultural e educativo do nosso Concelho! O CAE passou a produzir espectáculos e a promover permutas de produções através da Vortice.Dance, decisões que permitirão importantes poupanças para o município, irão reforçar a variedade da programação do CAE, e, fundamentalmente, permitirão que criadores e artistas locais possam apresentar as suas produções no CAE, para além de estimular o aparecimento de novos criadores, técnicos e homens de cultura, com um efeito positivo, até, na economia local.

Quanto à formação artística de 70 jovens no CAE, formação de alto nível a um preço muito acessível, com especial atenção para os jovens mais carenciados, o valor e a importância desta escola é indesmentível: foi, também, para que a educação e a cultura estivessem à disposição de todos, pobres e ricos, que eu, e os meus camaradas de armas, fizemos o 25 de Abril! Sr. Presidente, julgo que a gestão do Centro de Artes e espectáculos segue no rumo certo. Ainda recentemente o Executivo aprovou, por proposta da maioria, que em todos os espectáculos a realizar no CAE existissem 100 bilhetes à disposição do público pelo módico preço de 5 euros. Julgo que com esta oferta, e a anterior aprovação de um conjunto de reduções nos preços dos bilhetes sénior, jovens e de família, estão reunidas as condições para que o CAE deixe de ser um espaço elitista, com bilhetes tão caros que só as classes sociais mais abastadas a eles tinham acesso.

O Centro de Artes e Espectáculos pertence a todos os figueirenses e julgo que, com estas medidas, o CAE vai, verdadeiramente, passar a servir e a ser frequentado por todos. Está, portanto, de parabéns a maioria que governa a Câmara Municipal, na pessoa do Sr. Vereador da Cultura, António Tavares, o mentor do projecto. E também está de parabéns a oposição camarária que, após as hesitações iniciais, acabou por reconhecer a enorme mais-valia do projecto da Vortice.dance e permitiu que o protocolo entre a Câmara Municipal e a companhia de dança fosse aprovado.

O meu bem-haja a todos aqueles que de um modo ou de outro deram o seu contributo para que no Centro se Artes e Espectáculos se pusesse em marcha este projecto."

Figueira da Foz, 30 de Junho de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.