domingo, 23 de janeiro de 2011

Cavaco Silva de novo em Belém



Cavaco Silva é de novo Presidente da República como, aliás, se previra. Pelo facto está de parabéns e temos que aceitar o resultado como expressão livre e democrática do Povo. Pessoalmente preferia Fernando Nobre, pelas razões aduzidas aqui. Mas o sistema não permitiu que o milagre acontecesse por falta de uma máquina partidária por um lado e porque, também, boa parte da comunicação social contribui para isso.

Na sua sede de campanha, Fernando Nobre, com um gesto bonito, começou por cumprimentar o reeleito PR e viveu-se depois um ambiente de vitória, alegria e calor calor humano contagiantes, assim que se soube o resultado das primeiras sondagens, o que contrastava com o ambiente sorumbático das outras candidaturas perdedoras. Fernando Nobre um nome a ter em conta no futuro.
A abstenção aumentou para 53,9% o que não deixa de ser um indício claro do descontentamento dos cidadãos pela situação que se vive. Um aviso a ter em conta sob pena de o regime implodir.
O grande perdedor foi Manuel Alegre e não vale a pena dizer porquê porque as razões são conhecidas de todos. Um partido que fez as escolhas que fez só podia ter os resultados que teve.

Chegou a altura de tirarem ilacções em conformidade.

Resultados Nacionais

Cavaco Silva…………. 52,19%
Manuel Alegre…………19,75
Fernando Nobre……….14,12
Francisco Lopes………. 7,15
José Coelho…………… 4,50
Defensor Moura……… 1,57
Abstenção 53,9


Resultados na Figueira:
Cavaco Silva ………… 48,29 %
Manuel Alegre ………. 22,04 %
Fernando Nobre………. 17,74 %
Francisco Lopes………. 6,3 %
José Coelho……………. 4,2 %
Defensor Moura ………1,43 %
Abstenção 56,16 %
Pós-texto:
Ver aqui resultados por freguesias.
Tavarede foi a única freguesia do concelho que elegeu Fernando Nobre como segundo candidato, com 22,44% de votos.

2 comentários:

  1. Meu caro Zédafoz a derrota do Alegre é dele pela ambição e do PS pela vingança

    ResponderEliminar
  2. Meu caro anónimo:
    Subscrevo o que disse; até porque essa vingança foi protagonizada, na verdade, pela maior parte do eleitorado socialista que não quis votar Alegre; antes pelo contrário, relativamente ao seu próprio candidato, parece que quis fechar a campanha com o epitáfio: "Crime e Castigo".

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.