sexta-feira, 2 de julho de 2010

Sede da Naval- "In memoriam"


Faz no próximo Domingo, dia 4, treze anos que a sede social da Naval ficou em escombros, devorada por um inusitado incêndio de proporções invulgares que deflagrou no dia 4 de Julho de 1997, cerca das 14H30.

Estava eu na Rua da República nesse preciso momento e assisti ao desespero dos bombeiros em que nada funcionava, desde as bocas de incêndio que pouca ou nehuma água tinham à atrapalhação e nervosismo evidenciados, pelos soldados da paz, perante a rapidez das chamas.

Nesse dia, perante o desespero e impotência dos Navalistas presentes, perdeu-se a maior parte do valioso recheio da gloriosa Naval cujas raízes se devem à iniciativa eminentemente operária.

A Associação Naval 1.º de Maio foi fundada no dia 1º de Maio de 1893, sucedendo à então, Associação Naval da Figueira e foi a terceira colectividade portuguesa a ser reconhecida pelo Comitê Olímpico de Portugal, e é, presentemente, a quarta colectividade desportiva mais antiga do país, com 125 anos de existência.

Desde então tem sede provisória no Estádio Municipal José Bento Pessoa.

Cabe agora fazer aqui fazer a seguinte pergunta: para quando uma Sede nova de acordo com os pergaminhos da colectividade?




Aguiar de Carvalho, Santana Lopes e Carlos Beja, acompanharam o fatídico incêndio.

Nota:Pesquisa feita na Google







4 comentários:

  1. Dei há momentos uma vista de olhos no blog Migdar que tem um post sobre a Naval. Infelizmente fazem-se ali algumas afirmações que têm razão de existir. Por isso deixei lá o seguinte comentário que aguarda publicação:

    Infelizmente para a Naval,estou inclinado a dar-lhe razão. Uma AG só com um sócio quase quer dizer que a colectividade não existe.
    Ainda hoje publiquei um post no Limonete, onde falo do incêndio da sede que ocorreu no dia 4 de Julho de 1997, que desapareceu literalmente e, até hoje, não foi reconstruída ou erguida outra nova. Funciona provisória e precariamente no estádio José Bento Pessoa, um arremedo de Sede. Daí o sub-título "In memoriam".
    Existe ainda a colectividade que merecia outro destino, mas quando se afastar o "mecenas" que a dirige, tenho razões para crer que será o fim da Naval 1º de Maio.

    ResponderEliminar
  2. Ver texto sobre a Naval em:http://migdar.blogspot.com/ de 25 de Maio de 2010.
    Não o subscrevo na íntegra, mas que tem muitos pontos de convergência com o que penso sobre o assunto e bem assim o que pensam muitos figueirenses, lá isso é verdade.

    ResponderEliminar
  3. Onde estão aqueles que se apregoam tão navalistas?
    Porque não vão a uma AG e tiram de lá o actual presidente (já que o criticam tanto), com 1 sócio na AG é fácil fazê-lo caír, mas ... é mais cómodo ficar em casa a dizer mal.

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo
    Não se trata aqui de dizer mal do actual presidente, antes pelo contrário. Pretende-se sim agitar a consciência dos Navalistas para a situação da Sede e para o destino que a Naval poderá vir a ter a breve trecho se os sócios não mudarem de atitude.
    Se ler o meu post de hoje sobre o mesmo assunto, ficará certamente com uma ideia mais concreta do que se pretende: Sensibilizr a massa associativa ou quem se sinta com coragem para o fazer, para meterem mãos à obra, a fim de ser possível uma nova edição das antigas glórias da Naval 1º de Maio.

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.